Por Isa e Giani
Fazendo a revisão do último filme de Keanu reeves - Henry's Crime - o crítico Rex Reed "dispara", "a única surpresa é ver Keanu num papel que requer de fato algum trabalho de actor. O filme não é fantástico, mas a estrela não é má. Aliás, algumas partes merecem louvor"
Reed não está certamente sozinho nesta opinião: uma larga audiência de público que vai ao cinema concorda, que o cara Keanu não sabe atuar.
Talvez seja porque ele é tão fantasticamente bem parecido que não consegue ganhar algum respeito. Ou porque é tão fácil ir buscar sempre aquele "excelente" dude doBill and Ted's Adventures. (Um terceiro filme está a ser pensado). É verdade que nunca vimos Reeves "dominar" completamente o cenário. Se é culpado de algo é de sub atuar em alguns casos. E alguns trágicos sotaques, nós até podemos concordar aí,seus "odiadores". Ele foi apelidado de imperscrutável pelo IMDB, uma palavra que conjura uma comparação a Charlie Chan ou é só uma forma ardilosa de dizer que ele precisa desenvolver mais as expressões faciais.
O próprio Reeves não leva isso como uma ofensa, disse à Indiewire," Eu não acho que os meus papéis [como por exemplo o Neo em Matrix] sejam imperscrutáveis, mas eles têm uma vida interna muito forte. Estes personagens estão numa viagem interior muito forte".
Mas há muitos de nós que gostam de Keanu, e não é só porque ele é lindo. (Ele recebeu há pouco tempo um prémio da Honorary Excellence in Acting Award) no Festival deWoodstock. E é o Woodstock Festival e eles usaram a palavra "excelente".
Nós perguntamos, se alguma vez o viram em "The Gift". É um pequeno filme indie onde Reeves interpreta um sociopata suspeito de ter assassinado a sua amante. E ele o faz muito bem. É provavelmente a sua atuação mais intensa, onde ele é realmente assustador quando ameaça a psíquica Cate Blanchett. O filme é tristemente previsível.Se você consegue prever quem é o assassino antes de ser revelado no filme isso querdizer que você precisa de sair de casa mais vezes. Mas o Keanu, no seu papel obscuro, é uma revelação (e o sotaque sulista dele também não é mau).
Falando em escuridão, a sua atuação como um adolescente sem objetivos num dos seus primeiros filmes, River's Edge, ajuda a ancorar o filme. Ele é um dos mais simpáticos estudantes que não sabe o que fazer quando um amigo assassina a sua namorada. Num ambiente em que Crispin Glover é tão hiper, foi acrescentada uma fala ao guião acerca do seu personagem ser viciado em speed, e Reeves o faz parecer real.
Ele foi também o centro da calma em "The Devil's Advocate", firme contra o épico do mal Al Pacino e levando a loucura Charlize Theron.
Ele foi cómico não só em Bill e Ted, mas também como um aspirante a assassino sem jeito em "Love you to Death". Ok, nós sabemos que ele interpreta os nada inteligentes muito bem. Vamos falar então quando ele faz o inteligente. Podem dizer o que quiserem sobre "Speed", mas quando Jack Traven avalia aquela bomba no elevador e encontra uma solução à altura de MacGyver, eu acredito que esse homem é inteligente.
É um filme onde podemos ver a engrenagem cerebral funcionado por detrás daquela "máscara" tantas vezes em branco. (Talvez os personagens dele sejam um pouco imperscrutáveis.
E na vida real Keanu foi suficientemente inteligente para escapar à horrível sequela de Speed 2.
Keanu aceitou no entanto as sequelas de Matrix, uma inteligente decisão financeira mas dolorosa a nível físico. Provas que Keanu é abrangente em suas interpretações: está lá,no 1º Matrix, quando Thomas Anderson descobre que toda a sua vida é uma mentira, e o seu (e o nosso) cérebro anda à roda quando ele abraça o seu destino. Ele experimentao medo, a maravilha, a descrença, a alegria. Nas sequelas de Matrix não há mais lugarà emoção; Neo tornou-se sem alma tal qual qualquer programa de computador. O Keanu apostou em fazer um muito atraente manequim, mas os fãs sentiram a diferença e ficaram muito desapontados. (Falando sério, essa raiva foi ridícula).
Eu gostei de Keanu em "Constantine" apesar do meu ódio pela porcaria dos demónios CGI. E apesar de ele não se parecer nada com o personagem dos livros. Há uma jovialidade e resignação no seu personagem que vai morrer de câncer no pulmão, no exorcista de demónios, ele não é o típico e já gasto detetive noir. Quando Bogart era assim tão inexpressivo, era arte. Quando é Keanu, por alguma razão, é tudo menos isso.
E não me venham dizer que preferem o velho mulherengo Jack Nicholson ao jovem,lindo e leal médico em "Something's Gotta Give". E que não tiveram um pequeno chilique da forma como ele ama no filme "A Walk in the Clouds".
Apesar do "The Day the Earth Stood Still" remake ter sido desapontante, Keanu trouxe uma verdadeira ameaça ao papel de alien.
Alguns de vocês podem ter-se retraído quando ouviram que ele planeja fazer a sua estreia dirigindo ( por agora denominado "O Homem do Tai Chi"), e que será filmado em Mandarim, mas eu fico feliz por saber que ele vai interpretar o vilão e em inglês. O Keanu passando para o lado escuro é sempre intrigante.
Lembro-me de ter ficado muito ofendida quando uma revista comparou Keanu Reeves ao último ícone do cinema noir Robert Mitchum (o meu ator favorito de sempre),mas talvez afinal tenham razão. Mesmo que Reeves nunca venha a ter a presença física intimidadora de Mitchum, pelo menos têm em comum o seu gosto por sub representar, e a falta de respeito dos outros que isso muitas vezes acarreta.
À medida que Keanu envelhece (e muito graciosamente) ele continua entre os filmes indie e os grandes sucessos de bilheteira. Como qualquer outro, às vezes os filmes,independentemente de grandes produções ou não, não são suficientemente bons para ele. Outras vezes são irremediavelmente maus. E talvez Keanu não seja o seu tipo de homem. Mas por favor não digam que ele não sabe representar. Não estou dizendo que ele é o melhor ator do mundo, mas tudo o que ele faz, ele faz com sutileza. E há aqueles de nós que apreciam isso.
fonte: http://blog.moviefone.com/2011/04/07/in-defense-of-keanu-reeves/?a_dgi=aolshare_facebook
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